Orações não respondidas

30/12/2020

Com certeza você já fez orações e sentiu que ficou sem respostas. E como isso é frustrante. Nesses momentos é comum surgirem dúvidas na fé e, muitas vezes, falta de esperanças. Afinal, se o próprio Jesus prometeu que faria tudo o que pedissem em seu nome (João 14:13), por que não vemos nossos pedidos serem respondidos? Será que Cristo fez uma promessa vazia? Diante de tudo isso, como crer que o que ele diz é verdadeiro?

Bom, o problema dessas objeções é que as próprias Escrituras dão exemplos de orações não respondidas. Exemplificando isso, tem-se a passagem na qual S. Paulo pediu insistentemente para que Deus removesse o "espinho na carne", mas Deus não o removeu. Paulo também pediu à Igreja para orar para que fosse liberto dos incrédulos de Jerusalém naquela que foi sua visita final, mas como vemos em Atos 21, ele não foi liberto e sua prisão o levou ao martírio. Assim, se a própria Bíblia dá exemplos de orações não respondidas, não se pode dizer que qualquer coisa que simplesmente pedimos em nome de Jesus haveremos de receber.

Então, para responder essa difícil questão, apresentarei uma síntese dos argumentos do Dr. Willian Laine Craig que classifica alguns "Obstáculos à oração respondida".

1. Pecado em nossa vida

O obstáculo mais básico que impede a resposta às nossas preces é o pecado não confessado em nossa vida. Certamente, a promessa de Cristo pressupõe que a pessoa que ora é um cristão que busca viver em santidade e na plenitude do Espírito. Por isso, alguém que vive em pecado não confessado não pode ter nenhuma confiança de que suas orações serão respondidas. Como diz o salmista "Se eu tivesse guardado o pecado no meu coração, o Senhor não teria me ouvido" (Sl 66:18). E como diz o profeta:

"Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva."(Isaías 1:15-17)

Além disso, a promessa de Cristo pressupõe a plenitude do amor ao próximo e a resolução de contendas, como em Mateus 5:23-24, que Jesus diz que devemos fazer as pazes com os irmãos antes de oferecer qualquer oferta. Ou ainda prezar pela integridade nos relacionamentos conjugais.

(1 Pedro 3:7): "Da mesma forma, maridos, vivei com as esposas a vida do lar, com entendimento, dando a honra à mulher como a parte mais frágil e herdeira convosco da graça da vida, para que vossas orações sejam atendidas."

Pense nisto: Não tratar sua esposa do modo correto pode impedir suas orações! A Bíblia diz que o homem deve amar sua mulher como Cristo amou a Igreja, isto é, com um amor expresso no sacrifício e no serviço, e amar nosso próximo com a nós mesmos. Se não guardamos os mandamentos, se não andamos na luz, cheios do Espírito, como esperar que nossos pedidos sejam ouvidos?

2. Motivos errados

Muitas vezes (se não a maioria delas), nossas orações ficam sem respostas porque pedimos com motivos errados. Frequentemente nossas orações são baseadas no egocentrismo. Jesus prometeu "peçam, e vos será dado", todavia, S. Tiago explicou: "Pedis e não recebeis, porque pedis de modo errado, só para gastardes em vossos prazeres" (Tg 4:3). A oração egocêntrica não se encaixa dentro da promessa de Jesus.

Vemos atualmente muitos pedidos como "Deus, nos dá aquele carro" ou "Concede-nos dinheiro para esse projeto". Esses tipos de orações geralmente escondem motivações egocêntricas na qual o motivo da oração é de usufruir de algum benefício pessoal. Contudo, em oposição a isso, a nossa oração deve ter como finalidade a glória de Deus e o amor ao próximo.

3. Falta de fé

Jesus deixou bastante claro que somente crendo é que a oração pode ser respondida com certeza (Marcos 11:24). Portanto, fica evidente que a promessa é qualificada de tal forma que a oração deve ser acompanhada pela fé. Se você crê, sem duvidar, que Deus responderá ao seu pedido, ele pode responder. Entretanto, o homem dominado pelas dúvidas não pode ter qualquer confiança que sua oração será respondida.

(Tiago 1:6-8): "Peça-a porém com fé, sem duvidar, pois, quem duvida é semelhante à onda do mar movida pelo vento. Tal homem não deve pensar que receberá do Senhor coisa alguma, pois vacila e é inconstante em seus caminhos."

É importante destacar, também, que a fé exigida não necessariamente precisa ser uma fé grande. Como diz Jesus em Lucas 17:6, basta que a fé seja do tamanho de um grão de mostarda. Não obstante, lembre-se que a fé é um dom de Deus e nós podemos orar: "Eu creio! Ajuda-me na minha incredulidade" (Mc 9:24).

4. Falta de sinceridade

Algumas vezes nossas orações não são respondidas porque realmente não nos preocupamos se elas são respondidas ou não. Ocasionalmente, oramos por um pedido e logo nos esquecemos de tudo. São raras as vezes que lembramos de perguntar à pessoa como essa oração foi respondida. De fato, não nos preocupamos. Como é difícil orar com regularidade e sinceridade pelos pedidos que nossos irmãos nos fazem. Mas, é justamente essas orações sinceras que Deus atende. Leia as grandes orações da Bíblia e veja como aquelas pessoas foram sinceras. Ana foi tão intensa em sua oração que o sacerdote do tabernáculo achou que ela estivesse bêbada.

As nossas orações podem ficar sem respostas porque realmente não nos importamos com o que pedimos.

5. Falta de perseverança

Esse ponto está intimamente ligado ao anterior. Nossa falta de persistência pode ser a razão pela qual nossas orações não são respondidas. Desanimamos muito facilmente. Mas, Jesus nos ensinou a pedir com perseverança. Lembre-se da parábola do amigo batendo incessantemente na porta para seu vizinho lhe dar um pouco de pão (Lucas 11:5-8). Ou pense na parábola da viúva do juiz iníquo. O propósito dessa parábola, diz o evangelista, é falar sobre o dever de nunca desanimar (Lc 18:1). Muitas vezes nossos pedidos são respondidos meses e até anos depois. Não desanime!

6. Pedido fora da vontade de Deus

Certamente, o ponto mais importante a ser destacado. Se qualquer um dos obstáculos anteriores foi devidamente superado, talvez estejamos falhando neste último ponto: nosso pedido deve estar de acordo com a vontade de Deus. O santo apóstolo João deixa isso claro ao afirmar:

"E esta é a confiança que temos nele: se pedirmos segundo sua vontade, ele nos ouve. Se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos aquilo que pedimos." (1Jo:14-15)

Não se pode descartar, também, que, algumas vezes, Deus não atende as nossas orações por conta de faltas nossas, mas simplesmente porque Ele sabe melhor do que nós o que deve ser feito. A nossa perspectiva e sabedoria são limitadas, mas as de Deus são infinitas. Ele sabe, e nós não sabemos, porque às vezes é melhor não atender aos nossos pedidos.

Além disso, seria desastroso se Deus atendesse todos os nossos pedidos. Afinal, nós sempre pediríamos para sermos libertos de qualquer sofrimento ou tribulação, mesmo sabendo pela Escritura que o sofrimento edifica o caráter, traz perseverança e aperfeiçoa a fé. Se Deus nos desse tudo o que pedíssemos, seríamos imaturos, filhos mimados, e não homens e mulheres de fé.

Observe que a Bíblia é clara ao afirmar que a confiança das nossas orações serem respondidas advém do pedido segundo a vontade de Deus. Até mesmo Jesus orou "Que seja feita a tua vontade". Pedir segundo a vontade de Deus é uma expressão de humildade e submissão a Ele. Mas, como saber qual é a vontade de Deus para, então, pedir alguma coisa?

Bem, às vezes não podemos saber nem entender quais são os propósitos divinos, todavia, em muitos casos basta observar na própria Bíblia os padrões de oração segundo a vontade de Deus. Por exemplo, Paulo orou para que o amor dos filipenses aumentasse cada vez mais em conhecimento e percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, para a glória e louvor de Deus.

Nese sentido, perceba que a oração enaltece a glória do Pai e busca o amor e a edificação dos irmãos. Esse deve ser nosso padrão de oração. E não devemos ficar com medo de estarmos pedindo errado e desanimar das orações, pois há um ministério do Espírito Santo especialmente apropriado para isso.

(Romanos 8:26-27): "Do mesmo modo, o Espírito nos socorre na fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o Espírito intercede por nós com gemidos que não se expressam com palavras. E aquele que sonda os corações sabe qual é a intenção do Espírito; Ele intercede pelos santos, segundo a vontade de Deus."

Cristo morreu na cruz para nos reconciliar com o Pai, salvando-nos da condenação e permitindo um relacionamento íntimo com Ele. Por isso, todo aquele que crê recebe o Espírito Santo que nos dá a certeza que somos feitos filhos de Deus e intercede por nós para que possamos viver segundo a sua vontade. Lembre-se que Deus fala conosco através da sua palavra. Não adianta reclamar que Deus não fala com a gente quando nossa Bíblia está fechada. Portanto, ore insistentemente, busque andar em santidade e esteja atento ao que a Bíblia revela. Que essas palavras tenham feito sentido para você e o direcione à uma vida de oração eficaz. E assim, possamos crescer no conhecimento e na intimidade com o Pai.


Mateus Magalhães
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora